Concórdia pode entrar em epidemia de dengue em abril
O sinal de alerta está ligado há algumas semanas. Mas a situação epidemiológica da dengue em Concórdia segue piorando e pode atingir seu momento mais crítico nas próximas semanas. Há uma previsão de que o município entre na condição de epidemia no mês de abril, conforme a Vigilância Epidemiológica da regional de saúde.
Na semana passada, o mapa de nível de atenção para a doença, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, em Concórdia, entrou para uma nova classificação, de transmissão sustentada, a segunda pior do ranking, na cor laranja, atrás apenas do cenário de epidemia, que é representada pela cor vermelha.
Para entrar no critério de epidemia, é levado em conta um cálculo populacional, referente à incidência da doença, que é o número de casos prováveis dividido pela população, vezes 100.000 que é o parâmetro do Ministério da Saúde. Quando esse resultado for maior que 300, e se mantiver por três semanas seguidas, é considerada a epidemia.
E isso está prestes a acontecer em Concórdia. De acordo com o biólogo da vigilância epidemiológica da coordenadoria regional de saúde, Felipe Gimenez, caso os números continuem aumentando no atual ritmo, Concórdia poderá entrar em epidemia na segunda quinzena de abril. Diante disso, ele passa o alerta à população para manter os cuidados em relação à doença. Ouça acima.