Concórdia registra primeiro caso de dengue do ano (ouça)
Após quase sete meses, Concórdia volta a registrar casos de dengue. A Unidade Sanitária Municipal confirmou nesta semana o primeiro caso deste ano da doença transmitida pelo Aedes aegypti, o que indica que a dengue está voltando a circular no município e exige mais atenção da população.
Conforme a coordenadora da Unidade Sanitária, Mônica Pivotto, a paciente é uma idosa de 62 anos, que reside no bairro das Nações. Como ela não possui um histórico de viagem recente, o caso é classificado como autóctone, ou seja, contraiu a doença dentro do município.
Com isso, as equipes do Programa de Combate à Dengue de Concórdia irão até a residência da paciente, fazer uma varredura para identificar focos do mosquito transmissor. Além disso, as agentes também percorrerão ruas próximas ao endereço. Até o momento, Concórdia possui treze focos do transmissor.
A confirmação da contaminação ocorreu na última terça-feira, dia 23. O quadro da paciente é considerado estável e ela não precisou de internação até o momento. A coordenadora da Unidade Sanitária explica que a confirmação da paciente mostra que a doença está de volta e a população vai precisar voltar a ter cuidados básicos. (ouça acima)
O último caso confirmado de dengue em Concórdia foi em 4 de julho do ano passado, tornando-se assim um dos maiores períodos sem pacientes positivados. Houve uma morte suspeita pela doença em dezembro, mas foi descartado por exames. Em 2023, foram 516 casos no total, além de 489 focos do mosquito.