Concórdia tem o semestre mais chuvoso do ano em dez anos
Sob influência de um forte fenômeno climatológico, o El Niño, Concórdia poucas vezes viu tanta chuva em um curto período de tempo. O primeiro semestre de 2024 foi o mais chuvoso dos últimos dez anos, conforme um levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM com base em dados da Embrapa Suínos e Aves.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
De acordo com os números analisados, de janeiro a junho deste ano, Concórdia teve uma precipitação total de 1.342 milímetros. É mais que o dobro do que o mesmo período do ano passado, quando foram apenas 689 milímetros. Até então, o semestre mais chuvoso havia sido em 2022, com precipitação de 1227 mm.
Conforme o levantamento, essa quantidade total registrada neste ano quer dizer que o município de Concórdia teve, praticamente, uma precipitação mensal de 223 milímetros em todos os meses, o que fica acima da média esperada para cada mês, que geralmente fica em torno dos 160 a 200 mm.
Todos os meses deste ano tiveram chuva acima dos 100 milímetros. O mais chuvoso foi maio, com incríveis 407 milímetros - inclusive, causando diversos danos no município. Já o mês de fevereiro foi o mais seco, quando choveu apenas 104 milímetros.
Ainda conforme o levantamento feito pela reportagem, o primeiro semestre deste ano teve temperatura média de 32,1ºC de máxima e de 17,7ºC de mínima, bem acima do mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2023, as máximas ficaram em 26,9ºC, enquanto que as médias mínimas foram de 15,9ºC.