Concórdia tem terceiro abril mais quente da década e o mais chuvoso desde 2014
O comportamento climático no mês de abril foi bastante atípico em Concórdia, com calor acima da média, dando continuidade a uma sequência de meses com temperaturas além do esperado. A chuva no quarto mês do ano também superou a média esperada, conforme dados da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Conforme um levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM, a média máxima foi de 27,5ºC, se tornando assim o terceiro abril mais quente da última década, atrás apenas de 2018 (28,7ºC) e de 2016 (28,2). Foi um grau e meio mais quente do que abril do ano passado.
Em relação à média da década, abril deste ano fechou com um grau acima do registrado em dez anos, que foi de 26,5ºC, apontou o levantamento da reportagem. Concórdia chegou a registrar dois dias seguidos de 33ºC e várias outras vezes com máximas acima dos 30ºC, o que não é considerado normal para o período.
Já em relação à média mínima, houve um recorde. Foram 18,5ºC, a maior dos últimos dez anos. Ficou 2,6ºC acima da média da década, que foi de 15,9ºC. Abril do ano passado, por exemplo, fez três graus a menos na média em Concórdia. No mês passado, uma única vez a mínima chegou a 10ºC, ficando geralmente acima dos 15ºC.
Quanto à situação da chuva, também extremos. O município teve 251 milímetros no quarto mês do ano. Este foi o abril mais chuvoso em dez anos, ficando 120% acima da média, que foi de 114 milímetros. A chuva ficou concentrada em poucos dias, com volumes mais elevados, sendo a maior quantidade registrada no dia 28 de abril.