Confirmado segundo caso de dengue em Concórdia (ouça)
Foi registrado mais um caso de dengue em Concórdia. Este é o segundo neste ano e foi confirmado no último sábado, poucos dias depois do primeiro paciente ser positivado. Com dois casos em uma semana, o quadro da doença começa a aumentar e causar preocupação no município, conforme alerta a Vigilância Epidemiológica de Concórdia.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Unidade Sanitária, Monica Pivotto, o segundo paciente é um homem de 63 anos. Ele é morador do centro de Concórdia, mas teve um histórico recente de viagem ao litoral. Ainda não há confirmado se o caso é importado ou autóctone (contraído dentro do município). O paciente passa bem e não precisou de internação.
Assim como ocorreu no primeiro caso confirmado, agora a equipe de campo da Vigilância Epidemiológica, responsável pelo combate à dengue, fará um trabalho de monitoramento, indo até o endereço do paciente e fazendo uma varredura nas proximidades da localidade onde ele mora para verificar se há focos do mosquito Aedes aegypti.
Concórdia tem, até agora, 13 focos do transmissor da doença, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). De acordo com Monica Pivotto, este cenário aumenta a preocupação com a doença em Concórdia e reforça a necessidade de que a população volte tomar os cuidados básicos em relação à dengue. Ouça acima.
A primeira paciente confirmada com a doença em Concórdia é uma mulher de 62 anos, que reside no bairro das Nações. O caso dela é classifico como autóctone, já que ela não viajou. O caso foi registrado no início da semana passada e o quadro de saúde dela era estável.
Antes disso, Concórdia havia ficado mais de sete meses sem registrar casos da doença. O último havia sido em 4 de julho do ano passado. Houve uma morte suspeita pela doença em dezembro, mas foi descartado por exames. Em 2023, foram 516 casos no total, além de 489 focos do mosquito.