Delegado Marcelo Nogueira se despede de Concórdia e assume cargo de Florianópolis
Marcelo Nogueira se despediu oficialmente do cargo de Delegado Regional de Polícia Civil da 14º Região, na manhã desta terça-feira,14 de fevereiro, em ato de nomeação de sua substituta, delegada Ediana Grenzel Person. Ele esteve à frente do cargo por oito anos e deixou o cargo para, inicialmente assumir a Diretoria de Polícia da Fronteira - DIFRON, em Chapecó. No entanto, está trabalhando como chefe de gabinete do delegado geral da Polícia Civil em Florianópolis. A DIFRON está sob o comando do delegado Jorge Callfass. Ele foi reconduzido ao cargo que ocupava desde 2021.
No discurso, Nogueira não falou sobre a mudança nas funções, mas afirmou que ?um ciclo não pode encerrar sem agradecimentos?. Ele destacou que quando assumiu o cargo se comprometeu em trabalhar para elevar o status e as condições da Polícia Civil da 14º região no Estado de Santa Catarina.
Ele avalia que frente às conquistas e os desafios que ?a cadeira de gestor? traz, as conquistas foram maiores. E isso, segundo Nogueira, foi possível graças ao trabalho de todos os policiais civis que compõem a Delegacia, autoridades, lideranças e a comunidade local. A partir de agora, a Comarca passará a ter 12 municípios, já que Paial passará a ficar sob a responsabilidade da Comarca de Chapecó.
Nogueira lembrou importantes conquistas da Polícia Civil da Regional de Concórdia. Durante três anos, o setor de investigação e inteligência foi contar com o Ufed, um equipamento desenvolvido pela empresa israelense Cellebrite, que permite aos peritos possam fazer uma verdadeira varredura nos aparelhos celulares, mesmo os bloqueados por senha ou criptografados. O aparelho também é capaz de detectar todos os rastros deixados. Com a geolocalização, por exemplo, é possível traçar as rotas feitas pelo usuário.
Além disso, buscou parcerias para melhor e atualizar o armamento para os policiais civis.
Ele diz que nestes oito anos ?respirou a Polícia Civil?. Ele desejou sorte e a nova delegada Ediana e reforçou os agradecimentos pela acolhida que teve na região, já que praticamente toda a carreira policial foi construída na região Oeste.