Descarte incorreto de lixo pode causar acidentes graves em profissionais da coleta
A equipe de coletores de lixo, está na linha de frente da limpeza pública da cidade e lida diariamente com vários tipos de resíduos, sejam eles recicláveis, orgânicos ou rejeitos.
Muitas vezes, esses descartes vêm acompanhados por materiais perfurocortantes, a exemplo de vidros, agulhas, pregos e seringas. A consequência disso: acidentes com garis na hora da coleta, devido à presença desses materiais no lixo doméstico.
?Os moradores não têm conhecimento ou consciência e descartam o lixo sem os devidos cuidados. Estamos sempre tentando alertar os cidadãos para que joguem fora esse tipo de material da forma correta. Não só eu, mas vários colegas sofrem com essa situação diariamente, inclusive um amigo se feriu dois dias antes de mim, na mesma lixeira, com seringas?, relata um coletor que pediu para não ser identificado.
Vale lembrar que mesmo depois de descartado e retirado de dentro de casa, o lixo continua sendo de nossa responsabilidade, pois além do risco de cortes, perfurações e ferimentos, uma série de doenças podem ser transmitidas aos coletores ao se machucarem, como HIV, hepatite B e C, tétano e contágio por fungos ou bactérias.
E ainda outros materiais possuem componentes químicos nocivos ao meio ambiente: lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio, pedaços de TV, monitor e eletrodomésticos em geral possuem peças envoltas em prata, zinco, cobre e etc.
Confira algumas dicas para descartar corretamente esses materiais:
VIDRO QUEBRADO
Quebrou um copo em casa? De preferência, enrole dentro do jornal, coloque dentro de uma caixa, feche com uma fita adesiva e escreva em cima ?Cuidado Vidro Quebrado?. Desta forma, o coletor não se machuca. Ainda é possível colocar junto com o material reciclável.
SERINGAS
Pessoas que fazem uso de seringa em casa como diabéticos, por exemplo, podem colocar as seringas usadas dentro de uma garrafa pet fechada. Não se deve jogar no lixo comum e nem no reciclável, o correto é levar até um posto de saúde mais próximo para que o descarte seja feito de forma adequada.
ESPETOS
Os espetos de madeira, geralmente usados em churrascos, devem também ser embalados e identificados. Eles podem ser jogados no lixo comum, mas o ideal é deixar a parte para que o coletor visualize.