Dezembro de 2023 tem o segundo pior resultado em geração de empregos na década em Concórdia
Como tradicionalmente ocorre, o mês de dezembro é de resultado negativo na geração de empregos. No ano passado, não foi diferente, porém, o desempenho ficou pior do que o esperado em Concórdia, fechando com saldo negativo de 869 vagas, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Esse número é o resultado da diferença entre 1.042 contratações e 1.911 desligamentos (que podem ser demissão ou troca de cidade, por exemplo). Este se tornou o segundo pior mês de dezembro da última década, a frente apenas de dezembro de 2019, quando saldo negativo foi de 885.
O levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM também apontou que o último mês do ano passado teve o pior desempenho de 2023. Ao longo do ano anterior, apenas três meses tiveram resultado negativo, sendo junho, novembro e, agora, dezembro.
Ainda conforme as informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no mês passado, apenas a agropecuária teve resultado positivo, com saldo de quatro vagas abertas. Os outros quatro setores tiveram desempenho negativo. O pior saldo ficou para serviços, que fechou 415 vagas de carteira assinada, seguido de Indústria.
Em nível nacional, o Brasil registrou saldo negativo de 430.159 postos de trabalho. Além disso, Santa Catarina também teve um desempenho negativo de -38.478 vagas. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a queda ocorre devido ao ajuste sazonal realizado no mês. Dezembro é um mês de rescisão de contratos.