Diferente do que pareceu, janeiro deste ano não foi mais calor do que o normal em Concórdia
Em janeiro, era comum ver o concordiense reclamar do calor intenso que atingia o município. De fato, foi um mês quente, com máximas atípicas em vários dias. No entanto, levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM mostra que o primeiro mês do ano, na média geral, fechou com temperatura até abaixo da média da última década, mostrando que em outros anos fez tão ou mais calor.
Conforme os dados disponibilizados pela estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia, o município teve média máxima de 30,3ºC no mês de janeiro. Esta quantidade ficou meio grau abaixo da média dos últimos dez anos, que foi de 30,8ºC. No primeiro mês do ano, a maior temperatura alcançada foi de 35,ºC.
Além disso, na comparação com os últimos dois anos, há uma diferença relevante. Em janeiro do ano passado, a média máxima foi de 31,9ºC, quase dois graus a mais do que neste ano. E em janeiro de 2021, a diferença foi ainda maior, quando a máxima foi de 32,7ºC, conforme a Embrapa.
Já em relação à média mínima, esta também ficou abaixo da média da década. Em janeiro deste ano, Concórdia registrou 20,1ºC, também meio grau a menos do que os últimos dez anos, quando foram 20,6ºC. A menor temperatura foi de 14,5ºC.
Já em relação à chuva, depois de meses marcados por grande precipitação em Concórdia no fim do ano passado, em janeiro houve uma estabilização. O primeiro mês do ano fechou com 191 milímetros, conforme a Embrapa. O valor está dentro da média do período, que é de 192, mas é mais que o dobro, por exemplo, do que janeiro do ano passado (87mm). O dia 18 de janeiro foi o mais chuvoso do mês, com 84 milímetros.