Em 2023, número de casamentos sobe e de óbitos, cai em Concórdia
Os registros civis relacionados a casamento, nascimento e óbitos foram fortemente afetados pela covid-19. Mas agora, este cenário já foi normalizado, com registros voltando ao patamar de antes da pandemia, ou até batendo recordes na série histórica. A informação faz parte de um levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM com base no banco de dados disponibilizado pelo site registrocivil.org.br.
Pelas informações apuradas, no ano passado, Concórdia registrou oficialmente 546 óbitos, uma queda de 2% em relação a 2022. Este é o menor número desde 2020. Historicamente, desde que os dados são divulgados, o número de óbitos anual em Concórdia é de aproximadamente 500, mas durante a pandemia, a quantidade subiu, normalizando com a queda de casos.
Em relação aos nascimentos, o serviço do registro civil indicou que em Concórdia nasceram 1.439 bebês ao longo de todo o ano passado, uma alta de 3%. A quantidade de nascimentos em 2023 bateu recorde desde quase os dados são divulgados, em 2015. O número vem subindo desde 2022, no pós pandemia.
Já quanto aos casamentos registrados oficialmente, houve um aumento em relação ao ano anterior. Foram 301 uniões registradas, terceiro maior número desde 2015, e uma alta de 4% em reação a 2022. Os casamentos também haviam sido bastante impactados durante a pandemia, mas agora estão normalizados.
Os dados levantados pela reportagem são compilados e mantidos pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN Brasil). Através do portal, o cidadão terá acesso à solicitação de 2ª via de certidões em breve relato oferecidos pelos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais do Brasil, integrados à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Isto significa que o cidadão poderá solicitar através deste canal certidões de nascimento, casamento e óbito e optar pela entrega no endereço escolhido ou retirar no cartório mais próximo.