EM ALERTA: Concórdia tem nove casos de dengue confirmados nesta quarta-feira
Com aumento acelerado e causando cada vez mais preocupação, a Vigilância Epidemiológica de Concórdia confirmou um recorde de casos de dengue em um único dia no município. Nesta quarta-feira, foram registrados nove novos casos da doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com os dados repassados pela equipe de saúde à Aliança FM, neste grupo de positivados são três mulheres e seis homens. As idades dos pacientes variam de 18 a 80 anos. Nações segue sendo o bairro com mais casos (seis). Também houve registro no Guilherme Reich, São Cristóvão e Itaíba.
Com este acréscimo, Concórdia agora chega a marca de 60 casos de dengue somente neste ano. Além disso, de acordo com a vigilância epidemiológica, o município possui no momento 55 casos prováveis - suspeitos que aguaram pelo teste.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), Concórdia possui 85focos do mosquito Aedes aegypti. São 14 em janeiro e 60 em fevereiro. Em março, até o momento, são 11 vetores.
Há também duas pessoas internadas no Hospital São Francisco. Conforme as informações, são dois pacientes com suspeita da doença que aguardam resultado dos testes, mas a situação é estável.
Como protocolo, após as confirmações de casos, as equipes do programa de combate à dengue sempre fazem um trabalho de monitoramento nos locais onde residem os pacientes. As profissionais realizam uma varredura tanto na moradia dos infectados, como também nas proximidades.
Região
Na região, a situação também preocupa. A Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, que pertence ao Governo de Santa Catarina, confirmou o primeiro caso de chikungunya no Alto Uruguai. Sem detalhes, o órgão registrou um paciente em Ipira. A doença também é transmitida pelo Aedes aegypti.
O relatório da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde indicava até esta quarta-feira um total de 62 casos da doença em cinco municípios. Mas não contabilizava ainda os nove a mais de Concórdia. Portanto, já são, pelo menos, 71 positivados.
Há casos confirmados, além de Concórdia, em Seara (8), Ipumirim, Itá e Piratuba - um caso cada. Concórdia, Ipira, Irani, Itá e Seara são as cidades em atenção para Dengue no Alto Uruguai (em amarelo no mapa epidemiológico).