Em dois dias, Concórdia tem quase 20 casos de dengue confirmados
A Vigilância epidemiológica de Concórdia recebeu nesta quinta-feira, dia 14, novos resultados de testes de pacientes com sintomas de dengue. E nove deles apresentaram a confirmação para a doença. É o segundo dia seguido em que o município tem esta quantidade de pacientes, contabilizando 18 positivados em apenas dois dias.
De acordo com as informações, neste grupo há cinco homens e quatro mulheres, com idades que variam de 15 a 76 anos. Três deles são do bairro das Nações, localidade que ainda é campeão em casos. Há ainda pacientes no Santa Cruz, Industriários, Nova Brasília, Imperial, Imigrantes e São Miguel.
Com este acréscimo de 18 diagnósticos em apenas dois dias, Concórdia salta para 69 casos da doença, o que aumenta cada vez mais a preocupação. Já em relação aos casos prováveis, o número caiu para 44. No entanto, há um número grande de testes coletados entre quarta e quinta deste semana, já dentro do período em que houve a aceleração da infecção.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), Concórdia possui 94 focos do mosquito Aedes aegypti. São 14 em janeiro e 60 em fevereiro. Em março, até o momento, são 20vetores.
Há também duas pessoas internadas no Hospital São Francisco. Conforme as informações, são dois pacientes com suspeita da doença que aguardam resultado dos testes, mas a situação é estável.
Como protocolo, após as confirmações de casos, as equipes do programa de combate à dengue sempre fazem um trabalho de monitoramento nos locais onde residem os pacientes. As profissionais realizam uma varredura tanto na moradia dos infectados, como também nas proximidades.