Em entrevista à Aliança, pai de criança salva por policiais relata como foi o fato (ouça)
Uma sensação de desespero e um ato de bravura comoveram Concórdia nesta semana. Uma bebê recém nascida, moradora do interior do município, engasgou com leite materno e foi salva por policiais do Posto 20 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), na SC-283. O fato aconteceu na noite da última terça-feira, dia 27.
A ação foi toda registrada em vídeo, que viralizou nas redes sociais. A reportagem da Aliança FM conversou nesta quarta-feira, dia 28, com o pai da criança. Vanderlei Dias, que é pedreiro e mora na comunidade de Lageado Crescêncio, conta que agora está mais aliviado.
Em entrevista ao jornalismo da emissora, Vanderlei descreve como foi o dia até chegar o momento do engasgo da criança. Ela foi amamentada a tarde, mas foi um pouco mais tarde que ficou engasgada. Os pais tentaram executar a manobra de Heimlich, mas sem sucesso. Ouça acima.
Foi a ação rápida do soldado Rafael que salvou a vida da pequena Yasmin, de apenas 20 dias de vida. O pai da bebê agradeceu, durante entrevista à Aliança FM, ao profissionalismo dos policiais que atuaram no salvamento da filha. Ele se mostra bastante grato a eles.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.