Nuvem
Antigas

Em missão histórica, Japão se torna o 5º país do mundo a pousar na Lua

Data 19/01/2024 às 17:01
Até hoje, só os EUA, a antiga União Soviética, China e Índia tinham pousado no satélite natural.
Imagem
Divulgação
Compartilhe: Whatsapp Facebook

O Japão se tornou o quinto país do mundo a colocar uma espaçonave na Lua. Em uma missão histórica, o pouso da sonda não-tripulada ocorreu por volta das 12h20, no horário de Brasília, desta sexta-feira, dia 19.

 Faça parte da comunidade de notícias da Aliança FM e fique por dentro de tudo que acontece em Concórdia e região; clique aqui

Segundo a Jaxa, a Agência Espacial Japonesa, o módulo lunar não está gerando eletricidade através de seus painéis solares, mas está se comunicando com a Terra. Isso significa que a sonda agora depende inteiramente de suas baterias, que deve durar por apenas algumas horas. Especialistas da agência, porém, trabalham para que os geradores solares comecem a funcionar.

Mesmo com esse contratempo, esse é um feito histórico para o Japão. Até então, somente os Estados Unidos, a antiga União Soviética, China e Índia tinham alcançado o marco de pousar na Lua.

"Acreditamos que o pouso suave em si foi bem-sucedido, pois a espaçonave enviou dados de telemetria, o que significa que a maioria dos equipamentos a bordo está operando", disse Hitoshi Kuninaka, diretor do Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas da Jaxa.

 Sonda compacta

 A sonda SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) tem cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Ao meio-dia no horário de Brasília, o módulo começou sua trajetória de descida acionando seus "olhos inteligentes", um sistema que utiliza algoritmos, imagens e mapas pré-carregados na sonda para determinar exatamente onde ela está acima da superfície lunar.

 Após o pouso, a sonda irá desacoplar dois mini-robôs, um veículo saltador do tamanho de um forno micro-ondas e um rover do tamanho de uma bola de beisebol, desenvolvidos em colaboração com a gigante de tecnologia Sony. Os dispositivos serão responsáveis por capturar imagens do módulo, proporcionando uma nova perspectiva da superfície lunar.


Com informações do g1


Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp