Empregos: em novembro, Concórdia tem pior resultado do ano e da década
Depois de meses com resultado positivo, ou seja, o mês de novembro teve um revés em Concórdia, com mais demissões do que contratações. O município fechou com um saldo negativo de 199 vagas, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na última semana.
Esse número é o resultado da diferença entre 1229 contratações e 1.428 desligamentos (que podem ser demissão ou troca de cidade, por exemplo). Este é o pior resultado na geração de empregos dos últimos dez anos para um mês de novembro. Antes disso, o pior novembro havia sido em 2016.
O levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM também apontou que o último mês teve o pior desempenho de 2023. Ao longo deste ano, apenas o mês de junho havia registrado um saldo negativo, que foi de -79 vagas. Outubro, mês anterior, por exemplo, fechou com criação positiva de 197 novas vagas.
Ainda conforme as informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no mês passado, a indústria foi o setor que apresentou o pior resultado (-81 vagas), seguido de construção civil (-64). Já agropecuária foi o setor com o melhor desempenho, com o saldo positivo de cinco vagas.
Em nível nacional, o Brasil abriu 130.097 vagas formais de trabalho em novembro. Foi uma queda considerável em relação às 188 mil vagas em novembro. Já Santa Catarina, gerou 6.672, uma queda de 50% em relação às 12 mil vagas de outubro.