Entrevista especial: Psicóloga concede entrevista à Aliança e alerta para a depressão
Uma das doenças que mais tem se desenvolvido entre crianças e adultos na atualidade, a depressão é uma doença mental que atinge cerca de 10% da população. A informação grave é da psicóloga Jane Bernardi, que alerta para os perigos que a doença silenciosa traz às pessoas.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Ela concedeu entrevista ao jornal Primeira Hora, da Aliança FM, na manhã desta quarta-feira, dia 29. A psicóloga lembra que a depressão é muitas vezes confundida com outras doenças, como a ansiedade. Ambas têm sua gravidade, mas a depressão pode levar ao suicídio.
Durante a entrevista, Jane Bernardi lembra que, apesar da gravidade, é possível tratar a doença. Mas quanto mais cedo ela for diagnosticada, mais rápido e eficiente será o tratamento. Todas as faixas etárias estão suscetíveis à depressão.
Conforme a psicóloga, há dez sintomas bem característicos que definem a doença - veja abaixo. Segundo Jane Bernardi, quanto mais sintomas destes listados forem identificados, maior a probabilidade de desenvolver a depressão. Veja:
1 - Presença persistente de sintomas como tristeza profunda (quando permanece contigo, seja ambiente ruim ou bom, de forma mais prolongada)
2 - Perda de interesse ou prazer em realizar atividades
3 - Alterações no sono e apetite
4 - Cansaço
5 - Baixa autoestima
6 - Isolamento
7 - Pensamento suicida
8 - Falta de energia
9 - Perda de memória
10 - Dificuldade de concentração