Equipe da Defesa Civil de Concórdia já está em região destruída no RS
A comitiva concordiense, formada por quatro membros da Defesa Civil municipal, já está em solo gaúcho. A prefeitura de Concórdia adotou a cidade de Doutor Ricardo, que está localizada no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pela tragédia climática que atingiu cerca de 80% do Rio Gnrade do Sul.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
A equipe, composta pelo coordenador Miro Toldo, Rudimar Vitto, Edevandro da Rocha e Douglas Faccio Barazetti, chegou ao estado gaúcho ainda na manhã de quarta-feira, dia 15. E, desde então, vem cumprindo uma agenda de compromissos, primeiro com o intuito de fazer o reconhecimento de área e depois o plano de trabalho.
Segundo Rudimar Vitto, em entrevista à Aliança FM, a equipe está fixada em Doutor Ricardo, que é um ponto estratégico que fica próximo às cidades mais atingidas pelo desastre, como é o caso de Muçum, Encantando e Cruzeiro do Sul.
Na quarta-feira, a equipe de Concórdia teve diversas reuniões. Uma delas foi com o prefeito de Doutor Ricardo. Depois disso, a comitiva fez uma deslocamento até a cidade de Muçum, que foi quase 100% afetada pela tragédia climática a fim de conhecer a realidade daquela localidade.
Na manhã desta quinta-feira, a equipe participa de uma reunião com o prefeito de Encantado, também para ser informada sobre a situação do município e para se colocar à disposição para ajudar na reconstrução.
A comitiva também já traça uma estratégia logística para definir o recebimento de cargas de doações que vão chegar nas próximas horas, com o objetivo de verificar os estoques e a separação dos donativos conforme a necessidade.
Ainda segundo Rudimar, uma situação que vem preocupando bastante os moradores da região do Vale do Taquari é que há novamente previsão de chuva para a reta final da semana. Os moradores, que vêm realizando a limpeza e recuperação, estão em alerta para possíveis novas cheias e a equipe de Concórdia deve se colocar à disposição para auxilia-los.
Diversas cidades catarinenses estão adotando municípios gaúchos. Toda a população de Concórdia, juntamente com o Poder Público, se sensibilizou com a situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul e por meio da mobilização já enviaram quase 30 carretas com doações aos atingidos. O Tancredão segue como ponto de recebimento desses materiais.