Geração de empregos: Concórdia tem melhor junho em dez anos
Pelo sexto mês no ano, Concórdia conquista resultados positivos na geração de empregos formais, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O município fechou com saldo positivo de 115 novas vagas criadas.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
O resultado é uma diferença de 1.521 contrações e 1.406 desligamentos (que podem ser demissão ou troca de cidade, por exemplo). Apesar do desempenho positivo, este foi o terceiro pior mês do ano, No entanto, em relação ao mês anterior, maio, houve uma alta de 35% (o quinto mês teve um saldo de 85 vagas criadas).
Em relação à década, este é o melhor resultado. Conforme levantamento feito pela reportagem da Aliança FM, de 2015 até 2024, historicamente, os meses de junho apresentam desempenhos ruins. Neste ano, houve o melhor saldo do período. Antes disso, o melhor resultado havia sido em 2014, com saldo positivo de 130 vagas. Junho do ano passado, por exemplo, teve desempenho negativo de -79 vagas.
Ainda conforme as informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no sexto mês do ano, quatro dos cinco setores apresentaram desempenho positivo em Concórdia. Serviços apareceu como o melhor resultado, de 51 vagas geradas, seguido de comércio (43). A indústria foi, novamente, o único setor negativo, com saldo de -11 vagas.
Santa Catarina teve um saldo de 10.284 empregos em junho de 2024. O número representa um salto de 116% se comparado com o número de empregos em maio. O saldo de empregos gerados no país cresceu 29% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2023. Foram mais de 201 mil postos de trabalho, segundo os dados do novo Caged.