Nuvem
Antigas

Gestão do lixo depende da responsabilidade da população

Data 12/04/2023 às 13:53
Resíduos precisam ser descartados próximo ao horário da coleta e as lixeiras são de responsabilidade do proprietário
Imagem
Foto: Divulgação.
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A cena é recorrente: sacos de lixo amontoados nas calçadas, ao redor das lixeiras ou próximo aos postes de energia, fora do horário da coleta. Um hábito que acaba com a beleza da cidade mas principalmente, gera um problema de gestão, pois esse lixo pode ser levado nas enxurradas, rasgado por animais de rua, misturado (orgânico com reciclável) e são ambientes de proliferação de ratos e mosquitos, inclusive o transmissor da dengue.


Para mudar esse cenário, a população precisa cumprir a sua parte e seguir as regras do código de postura do município, da lei complementar nº 861/2022, que determinam o condicionamento, descarte e armazenamento dos resíduos. Destaque para as lixeiras, que são de responsabilidade proprietário, que devem ter local específico, localizado no alinhamento predial, para o caminhão fazer a coleta. Lembrando que as lixeiras disponibilizadas nas áreas centrais do município são de passagem, ou seja, para serem utilizadas apenas para descarte de resíduos produzidos pelos pedestres que transitam nas vias.


Outra questão é o horário que o lixo é colocado para descarte. É importante a população estar atenta ao dia de recolhimento e não colocar os resíduos fora das lixeiras ou muitas horas antes da coleta. A prefeitura disponibiliza os cronogramas de coleta de orgânicos, recicláveis e volumosos. Para acessar, basta visitar o site da Prefeitura (concordia.atende.net) e clicar no banner de cada cronograma.


A população também deve separar o lixo reciclável. O código de postura prevê que todos os geradores são obrigados a separar os materiais recicláveis dos demais resíduos. O município tem um aterro próprio, com capacidade limitada, e recebe diariamente uma quantidade considerável de materiais que poderiam ser reciclados se a população fizesse sua parte. O lixo (também chamado de resíduo) é considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. Quando descartado de maneira incorreta pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e poluição do ar.


A diretoria de Meio ambiente disponibiliza um canal de comunicação, via Whatsapp, para esclarecer dúvidas: 49 - 3441-2169.


(Fonte: Lana Correa Pinheiro/Secom)

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp