Nuvem
Antigas

Greve em SC continua pelo menos até o dia 8 de maio, definem professores

Data 01/05/2024 às 06:12
Considerado tímido, o movimento ainda não atrapalha as aulas na regional de Concórdia.
Imagem
Foto: Sinte, Reprodução
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Professores e outros trabalhadores de Santa Catarina se reuniram na tarde desta terça-feira (30) em frente ao Centro Administrativo (CA) do Governo catarinense, na SC-401, para um ato organizado pelo sindicato da categoria. Como reflexo, a rodovia que liga o Norte da Ilha à região central registrou filas nos dois sentidos.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado (Sinte/SC), cerca de 40% dos profissionais do magistério estão em greve. O governo, no entanto, fala em menos de 15% de adesão.

Segundo o secretário de Administração do Estado, Vânio Boing, o Estado aumentou o valor do vale-alimentação da categoria no ano passado. Este ano, o aumento deve ser concluído e o valor diário deve passar de R$ 12 para R$ 25. "Também estamos propensos a acatar o texto da hora-atividade, para ser implementado a partir de 2025", pontuou ele.

No entanto, a greve continua. Segundo a coordenadora do Sinte de Concórdia, Cleuza Spanhol, as propostas ainda não agradam totalmente a cattegoria. Diante disso, os professores definiram que vão seguir com a mobilização por, pelo menos, mais uma semana. No dia 8 de maio deverá haver uma nova conversa com o governo e deliberação sobre a greve.

Com essa definição, a mobilização continua em Concórdia. Na quinta-feira, a classe deve voltar a se reunir e também fazer visitas em escolas a fim de conquistas novas adesões. Para a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a greve é considerada tímida, com pouca adesão. As aulas seguem mantidas.

A principal demanda da categoria é a descompactação da tabela ? uma demanda que existe há 15 anos, segundo o próprio secretário. Segundo Boing, o Estado ainda estuda a descompactação, para possível implementação a longo prazo.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp