Hospital de Chapecó alerta para superlotação na unidade
O Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, informou nesta terça-feira, dia 19, que a unidade apresenta situação preocupante de superlotação.
De acordo com a nota divulgada nas redes sociais, a alta demanda tem gerado impactos significativos no hospital. ?É imprescindível que a população compreenda a importância de recorrer à instituição apenas em casos de urgência e emergência?, diz o comunicado. ?Essa medida visa garantir que o hospital possa atender adequadamente aos pacientes que realmente necessitam de cuidados imediatos?.
A direção do HRO explica a diferença entre as duas situações:
>> Emergência se caracteriza por um risco iminente de morte ou lesão grave, demandando atendimento imediato. Exemplos comuns incluem casos de infarto, acidentes graves ou hemorragias;
>> Urgência refere-se a uma situação grave que pode ser adiada por algumas horas sem representar risco iminente de morte ou lesão irreversível. Exemplos incluem fraturas, crises de asma ou infecções urinárias.
Ainda conforme a nota, pacientes que residem fora do município de Chapecó devem evitar se deslocar até a unidade, ?a menos que se trate de casos graves e que haja contato prévio entre o médico assistente local e o médico plantonista da regulação de leitos?.
Oeste Mais