Nuvem
Antigas

Inverno começou: O que esperar da estação mais fria do ano?

Data 21/06/2024 às 06:20
Especialistas explicam que inverno em SC este ano vai ser mais frio e mais longo que em 2023
Imagem
Foto: Miro Toldo
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Às 17 horas e 51 minutos desta quinta-feira (20), iniciou o inverno em SC, com dias mais curtos e noites mais longas. O fenômeno climático El Niño, que trouxe transtornos ao Sul do Brasil em 2023, está finalmente perdendo força. No entanto, um novo protagonista está emergindo: o fenômeno La Niña.

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

O fenômeno La Niña, com efeitos opostos ao El Niño, está prestes a se formar durante o outono e deve influenciar o segundo semestre deste ano. Especialistas em meteorologia já discutem a possibilidade de um inverno mais rigoroso em Santa Catarina.

No inverno passado, o El Niño inibiu a entrada de massas de ar polar intensas, resultando em uma estação relativamente amena. Agora, com o fenômeno La Niña em cena, espera-se que o frio seja mais intenso em comparação a 2023.

Inverno em SC será seco e longo em 2024

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o inverno em SC este ano será mais rigoroso que o do ano anterior, devido ao La Niña. O fenômeno atuará na região Sul do país no segundo semestre e trará instabilidade ao estado catarinense.

?Provavelmente, vamos ter o mês de julho e agosto, um pouco mais seco, com um princípio de início de estiagem. A chuva será mal distribuída, bem mais irregular e os dias serão mais ensolarados?, diz Scheuer.

Para o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, há três tipos de inverno e ele alerta para as diferenças entre eles. Ele explica que na região Serrana, o frio começa no início de maio e vai até o final de setembro.

?Nós temos o inverno astronômico, que é o que começa no dia 21, data astronômica do solstício de inverno, que é o dia mais curto do ano. Temos o inverno meteorológico, que a Organização Mundial divide o ano em três meses. Então, ele começa no dia 1º de junho e termina no dia 31 de agosto. E o inverno real, que varia de região para região?, explica Coutinho.

De acordo com Coutinho, o inverno em SC este ano será mais frio e mais longo do que em 2023. Com a chegada do La Niña, o frio vai começar a se firmar de vez em SC no final de junho ou início de julho.

?O frio vai esticar. Ele deve entrar na primavera, deixando o final do inverno e a primavera com temperaturas mais baixas que o normal. Isso é ruim para a agricultura?, alerta Coutinho.

O professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mario Quadro, explica que o El Niño foi o responsável pelas fortes chuvas no RS. Em contrapartida, o La Niña será responsável pela estiagem na região Sul do país.

?Quando temos o El Niño, que é o que estávamos passando até agora (chuvas),temos a questão de bloqueio atmosférico. Já o La Niña é o contrário, pois está associada com menos chuvas?, explica Quadro.

Mario Quadro relembra que o fenômeno El Niño está no final de seu ciclo no país e vai dando espaço para o La Niña. Segundo ele, é natural que no período de transição entres os fenômenos climáticos não se tenha efeitos significativos de nenhum deles.

?Possivelmente, vamos ter ainda uns dois meses de período de transição. E somente do final do inverno para i início da primavera é que vamos começar a ter o efeito do fenômeno La Niña?, alerta o professor.

E a neve em Santa Catarina?

Piter Scheuer alerta que neste inverno a região Sul do país ainda terá temperaturas acima da média. Segundo ele, o inverno em SC terá dias ensolarados, o que deixará temperaturas altas durante a estação.

?A maior parte das massas de ar frio que avançam nesses próximos três meses vão provocar geada isolada. E com essa condição, alguma precipitação invernal na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, pode ser que ocorra pelo menos um ou dois episódios de neve?, diz Scheuer.

De acordo com Ronaldo Coutinho, em média, SC tem de dois a cinco dias de neve por ano. Com a presença do La Niña, a neve tem previsão de mais dias de duração, porém, com intensidade mais fraca.

Segundo o professor do IFSC, Mario Quadro, é de se esperar que caia neve em SC durante o inverno. ?Depende da predominância dos fenômenos El Niño ou La Niña, se vai maior ou menor?, diz.

Inverno 2024 x inverno 2023

Em relação ao ano passado, este ano o inverno terá um frio bem mais presente em SC. Segundo Ronaldo Coutinho, em maio deste ano, houveram duas semanas mais quentes e três com frio mais constante, entre maio e junho, o que não ocorreu no ano passado.

?A primeira quinzena de junho foi quente, já a segunda quinzena começa com aumento da chuva e deve ficar mais fria na semana que vem?, alerta o engenheiro agrônomo. Para ele, provavelmente em julho e agosto o frio deverá se apresentar de maneira mais incisiva que no ano passado.


Fonte: ND+

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp