Nuvem
Antigas

Investigados em operação que apreendeu helicóptero viviam vida de 'ostentação', diz delegado

Data 09/12/2023 às 10:53
Esquema principal tem 10 pessoas e duas empresas. Ações policiais ocorreram em SC, SP, RS, PA e PR e apreenderam carros de luxo e bloquearam R$ 50 mil
Imagem
Internet
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Os investigados em uma operação da Polícia Civil contra a lavagem de dinheiro proveniente especialmente do tráfico de drogas em Santa Catarina viviam uma vida de "ostentação", segundo o delegado responsável pelo caso, Jeferson Prado. No núcleo principal, há 10 pessoas físicas e duas empresas investigadas.


A Polícia Civil cumpriu 28 mandados de busca e apreensão nesta semana.


No total, foram sequestrados 24 veículos de luxo, incluindo um helicóptero, imóveis, saldos em contas bancárias e criptomoedas que somam cerca de R$ 50 milhões. A ações ocorreram em Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Paraná.


"O núcleo principal tem 10 pessoas físicas e duas pessoas jurídicas. Mas com o resultado da análise da operação, acredito que outras pessoas sejam incluídas. Tem outras pessoas que, embora não sejam do núcleo principal, se de alguma forma contribuíram para o crime, hão de ser indiciadas", disse o delegado.


Ainda segundo ele, parte do grupo investigado vivia em território catarinense. "De toda sorte, fizeram investimentos em Santa Catarina, de modo que ao menos uma das fases da lavagem aconteceu em solo catarinense".


Além do tráfico, a polícia apura os crimes de organização criminosa, movimentações suspeitas de criptomoedas e de contas bancárias, uso de pessoas jurídicas fantasmas e dissimulação de lucros e dividendos e aquisição de bens de luxo.

Cidades com mandados:


  1. Ananindeua (PA)
  2. Curitiba (PR)
  3. Viadutos (RS)
  4. Osasco (SP)
  5. Sete Barras (SP)
  6. Itajaí (SC)
  7. Balneário Camboriú (SC)
  8. Navegantes (SC)
  9. Itapema (SC)
  10. São Francisco do Sul (SC)
  11. Piçarras (SC)



A operação deflagrada na terça-feira (5) e seguia até a noite de quinta. Batizada de 'Cifra Oculta', a ação foi comandada pela Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).


Avise as autoridades sobre os crimes pelo disque 100 ou através do número 182. A Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.



G1


Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp