?Janeiro Branco? é aprovado na Câmara de Vereadores de Concórdia
O Projeto de Lei do Legislativo nº 7, de 19 de janeiro de 2024, de autoria do vereador Jaderson Miguel Prudente (PL), institui o mês de promoção e cuidado da saúde mental, intitulado "Janeiro Branco".
O projeto tem por objetivo trazer a questão da saúde mental como medida a ser priorizada, debatida e estruturada pelas políticas públicas do município de Concórdia, em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo.
Segundo dados dos Ministérios da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha "Janeiro Branco" justifica-se como importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como necessária campanha voltada à promoção e cuidados com a saúde mental nas vidas das pessoas e na universalização dos conhecimentos relacionados a esse objetivo.
A escolha pelo mês de janeiro se deu em razão de representar simbolicamente e culturalmente a renovação das esperanças, projetos e planos de vida das pessoas, vez que a cada janeiro ocorrem novas reflexões sobre o ano que se inicia.
A cor branca, por sua vez, simboliza pureza das intenções e paz, representando ainda a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios a partir de uma "folha em branco", onde novas histórias podem ser escritas.
O Projeto estabelece que o Poder Executivo Municipal, no mês de Janeiro, poderá intensificar a realização de campanhas, ações e atividades para conscientização, prevenção, orientação à saúde mental e ao bem-estar do cidadão. Promover discussões, debates e iniciativas, convocando a sociedade a exercitar a cidadania em prol das questões relativas a saúde mental.
Além de incluir nos eventos, calendários, ações e atividades que forem realizados no decorrer do mês, informações e mensagens educativas com foco na saúde mental, buscando a conscientização de toda população.
Divulgação: Câmara de vereadores