Junho de 2024 é o segundo mais quente da década em Concórdia, aponta levantamento
Mês que marca o início do inverno, junho não teve tanto frio como o esperado em Concórdia. É isso que aponta um levantamento feito pela reportagem da Aliança FM com base em dados da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia. O sexto mês do ano teve temperaturas acima do esperado e também foi marcado por mais chuva do que a média.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Conforme o levantamento, a média máxima foi de 22,5ºC, a segunda maior da última década, atrás apenas de junho de 2019. Na comparação com maio do ano passado, por exemplo, neste ano a média ficou 2,3ºC maior. Em relação à média da década, junho deste ano foi mais quente, fechando 2,6ºC acima dos dez anos. Durante quase todo o mês as máximas ficaram em torno dos 25ºC.
Já em relação às mínimas, a média também ficou acima do registrado na década. Em junho, Concórdia fechou com mínima de 12,9ºC, 2,3 graus acima da média de dez anos, que foi de 10,6ºC. Em junho do ano passado, por exemplo, a mínima ficou em 10,3ºC. O junho mais frio foi em 2015, com 7,7ºC. A menor temperatura registrada foi de 1ºC no dia 30 de junho.
Extremos também em relação à chuva. Em junho, conforme os dados da Embrapa, Concórdia anotou 212 milímetros. Isto indica que o município teve 26% a mais de chuva do que a média da década, que foi de 167 milímetros e ficou entre os quatro meses de junho mais chuvosos dos últimos dez anos. A chuva foi mal distribuída, ficando concentrada em poucos dias. Em um único dia chegou a chover 85mm.