Lipoaspiração no joelho: os riscos da cirurgia feita por Luana Andrade
Luana Andrade, conhecida como Lu Andrade, faleceu nesta terça-feira (7/11), aos 29 anos de idade. A modelo ficou conhecida publicamente após participar do reality Power Couple da TV Record.
De acordo com informações confirmadas pela assessoria de imprensa da influenciadora, a morte ocorreu após complicações em uma lipoaspiração no joelho. Lu sofreu paradas cariorespiratórias e não resistiu. O procedimento foi realizado ontem, no Hospital São Luiz, unidade do Itaim, em São Paulo.
O cirurgião plástico Diovane Ruaro, presidente do Colégio de Cirurgia Plástica, classifica o fato como excepcional. ?Pelo que se sabe, essa cirurgia foi realizada em um hospital com recursos.
A paciente aparentemente era saudável, e pelo que consta, não temos acesso ao prontuário ou a qualquer informação específica. Foi feito um pré-operatório adequado, no entanto, infelizmente, ocorreu essa fatalidade, o que nos consterna. De fato, cirurgias plásticas, incluindo a lipoaspiração, podem apresentar intercorrências e, ocasionalmente, complicações fatais?, afirma.
Limite seguro de retirada de gordura
O professor Ricardo Cavalcanti, chefe da divisão de cirurgia plástica e reparadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, alerta para riscos que devem ser considerados. Além da saúde geral da paciente, ele cita o volume a ser lipoaspirado. ?Existe um limite de segurança, que é 7% do peso da pessoa. Por exemplo, se alguém pesa 60 quilos, é seguro retirar até 4,2 litros de gordura?, aponta o especialista.
Metropoles