Mesmo parecendo mais quente, dezembro fechou temperatura dentro da média em Concórdia
Em dezembro de 2023, muito se falou no calor atípico. Até houve uma sensação de que estava mais quente do que o normal. Mas um levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM mostra que a temperatura do último mês do ano passado ficou dentro da média do período em Concórdia.
De acordo com os dados levantados através do sistema agrometeorológico da Embrapa Suínos e Aves, Concórdia fechou dezembro com temperatura média máxima de 30,6ºC. Esta é praticamente a mesma média da última década, que foi de 30,4ºC. Os anos de 2022 e 2021, por exemplo, tiveram um dezembro mais quente do que em 2023.
Mas isso não significa que não fez muito calor em dezembro. O mês anterior teve recorde de temperatura alta. No dia 16, Concórdia chegou a 37ºC, a maior desde janeiro de 2022 ? em quase dois anos. O mês ainda teve outros dias com calor acima dos 36ºC.
Já quanto à média mínima, esta ficou praticamente um grau acima da década. Conforme o levantamento, dezembro fechou com 20,7ºC. Já a média dos últimos dez anos foi de 19,8ºC. A menor temperatura do mês foi de 12,5ºC, no dia 27 de dezembro.
O levantamento também apontou a precipitação pluviométrica. Concórdia teve 164 milímetros em dezembro, valor bem abaixo das quantidades históricas de outubro e novembro, quando a chuva causou estragos no município. Essa quantidade ficou dentro da média dos últimos dez anos, que foi de 167 milímetros.
Para janeiro, a previsão do tempo da Epagri/Ciram segue indicando chuva dentro da média, com totais ficando entre 150mm e 200mm no Oeste. Já as temperaturas devem subir mais. A previsão indica que o Estado terá valores acima da média do período, com massas de ar quente atuando com maior frequência.