Ministério Público lança formulário para receber denúncias eleitorais
Com o objetivo de incentivar e facilitar o registro de denúncias eleitorais, a Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou um formulário eletrônico exclusivo para receber essas informações.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Qualquer pessoa que presenciar ou tiver conhecimento de uma prática ilícita eleitoral, pode fazer a denúncia através do canal disponível. Para acessar o formulário, basta entrar na página do MPSC, clicando aqui.
Confira algumas das irregularidades mais comuns:
Propaganda eleitoral antecipada;
Calúnia e injúria eleitoral;
Descarte irregular de santinhos;
Divulgação de fake News;
Desordem ou confusão nos trabalhos eleitorais;
Transporte de eleitores;
Pedido de votos;
Violência de gênero.
As eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro e o início da propaganda eleitoral é em 16 de agosto, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
A denúncia deve conter descrição detalhada dos fatos, indicando o local, as pessoas envolvidas e, sempre que possível, anexar foto ou vídeo. Após o preenchimento e envio do formulário, a Promotoria de Justiça referente à zona eleitoral da irregularidade irá agir.
O Promotor de Justiça da comarca fica responsável por analisar e dar o encaminhamento devido para a manifestação.
Além do novo formulário, também é possível registrar denúncia através do e-mail, telefone ou presencialmente em Florianópolis. Para conferir todas as opções de contato, clique aqui.
OESTE MAIS/MP