Mudança no tempo: Defesa Civil alerta para declínio acentuado nas temperaturas em SC
Depois de alguns dias de calor e um rápido período de chuva, o tempo vai mudar em Santa Catarina com a queda das temperaturas, saindo do calor atípico para um clima mais próximo do normal para a época do ano, conforme uma nota meteorológica divulgada pela Defesa Civil do Estado.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
O avanço de uma massa de ar frio por Santa Catarina provoca declínio nas temperaturas ao longo desta sexta-feira, dia 24, até a madrugada do sábado, quando se intensifica. O risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa e baixo nas áreas em verde para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável, como crianças e idosos.
Na sexta-feira (24), o ar frio adentra o estado entre a madrugada e o período da manhã pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo regiões como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul avança para o restante do estado até o final do dia, com as mínimas registradas à noite.
A queda mais significativa das temperaturas é esperada para o Grande Oeste, Planalto Sul, além de trechos do Planalto Norte e Grande Florianópolis serrana, onde nesta sexta-feira o dia amanheceu com marcas entre 14 e 17°C.
Já na parte da noite, as temperaturas devem variar entre 4°C e 10°C (declínio de 7°C a 10°C), com os menores valores sendo observados na Serra. No litoral e Vale do Itajaí, durante a tarde as temperaturas variam de 18°C a 25°C e até o final da noite devem oscilar entre 12°C a 16°C (declínio de 6°C a 9°C).
A Defesa Civil recomenda
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados.
- Mantenha a higiene das mãos.