Negociação salarial: definida data para cláusulas financeiras em Concórdia
A segunda rodada de negociação salarial entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Concórdia e Região e a administração municipal de Concórdia já tem data. Será na próxima segunda-feira, dia 25, oportunidade em que as partes terminarão de discutir as cláusulas sociais e iniciarão as financeiras.
De acordo com o presidente do sindicato, William Ampese, na última semana saiu o índice de inflação oficial do período, ficando em 3,86%, que baseia o reajuste salarial da classe. Com isso, tanto o sindicato quanto a prefeitura estão fazendo novos cálculos para dar sequência às tratativas, conforme Ampese. Ouça acima.
A primeira rodada ocorreu ainda no dia 8 de março, e teve avaliação positiva do sindicato. Na oportunidade, foram discutidas apenas cláusulas sociais. O pedido de reajuste da classe é de 8%, sendo parte reposição da inflação e pouco mais de 4% de aumento real.
Na região, os acordos coletivos também já ocorrem. Em Irani, já foi assinado e está vigente desde fevereiro. Já em Alto Bela Vista, o sindicato aguarda a assinatura da proposta definida em negociação e aprovada em assembleia por parte da prefeitura.
Em Peritiba, a pauta foi definida em assembleia, mas a prefeitura ainda não retornou agendando a primeira rodada da negociação. Em Ipumirim, a situação está igual a Peritiba, com o sindicato aguardando a data do encontro. Em Piratuba, o acordo coletivo já foi assinado e está vigente desde outubro de 2023.