Nuvem
Antigas

O fenômeno El Niño continua atuando com forte intensidade ao longo do próximo trimestre em SC

Data 31/10/2023 às 14:15
Imagem
Divulgação
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Desta forma, a expectativa é de que os volumes de chuva fiquem acima da média em Santa Catarina neste trimestre, principalmente em Novembro. 


Em Novembro, último mês da primavera, as precipitações ainda devem ocorrer de forma abrangente no estado, com volumes acima da média climatológica.


Já em Dezembro e Janeiro, já no período do verão, as chuvas ocorrem predominantemente na forma de temporais, e, com o El Niño, são esperadas instabilidades ainda mais intensas, com acumulados expressivos em curto período de tempo. Com as chuvas menos abrangentes, tanto em Dezembro, quanto em Janeiro, os acumulados devem variar dentro a acima do esperado. 


Além de influenciar no regime de precipitação, o El Niño também influencia nas temperaturas. Com a proximidade do verão, as temperaturas que já são elevadas, tendem a ficar próximas a acima da média no estado, resultando em dias ainda mais quentes.


IMPACTOS


Com a previsão de chuvas e temporais mais frequentes em Santa Catarina por conta do El Niño, há um aumento na chance de ocorrências associadas às condições meteorológicas, como por exemplo destelhamentos, danos à rede elétrica, alagamentos, enxurradas e inundações.

 

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.


Defesa Civil - SC Meteorologista: Nicolle Reis e Elen Pelissaro


Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp