Objeto misterioso em casa abandonada vira suspeita de material radioativo em Florianópolis
Uma denúncia de possível material radioativo mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar, na tarde dessa quinta-feira (18). Segundo a corporação, o endereço pertencia a um idoso, que atuava na manutenção de equipamentos hospitalares, e faleceu há dois meses.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Suspeita de material radioativo na praia dos Ingleses, em Florianópolis
O sobrinho do idoso realizava uma limpeza na residência, fechada desde o falecimento, quando se deparou com caixas marcadas com símbolo característico de radioatividade. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, de imediato, compareceu ao local.
?Esse tipo de situação é bastante rara de acontecer, incomum mesmo?, afirmou o major e coordenador de Emergências com Produtos Perigosos do CBMSC, Marcelo Della Giustina da Silva, à reportagem.
A Defesa Civil Estadual e dois professores do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) foram acionados para auxiliar nos trabalhos. A CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) também foi comunicada.
Material foi encaminhado para descarte após análise
A medição de radioatividade constatou que os materiais eram partes de equipamentos usados para medicina nuclear, como exames e tratamentos, e não apresentavam risco.
?A gente reforça para que a população acione o corpo de bombeiros sempre que desconfiar de algum material ou algo que possa gerar risco à comunidade?, completa o major Marcelo.
Conforme a orientação do CNEN, as peças foram encaminhadas para o descarte adequado.
ND