OUÇA: Debate com candidatos de Irani tem ânimos exaltados e ataques
Segundo debate promovido pela Rádio Aliança FM na cobertura das eleições 2024, o encontro que reuniu os candidatos a prefeito de Irani foi marcado por muitos ataques e ânimos exaltados na manhã desta sexta-feira, dia 06, nos estúdios da emissora, mediado pelo jornalista Lúcio Mauro Nedel - ouça a íntegra acima ou leia o resumo abaixo.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Estiveram presente no encontro Vanderlei Canci (PP), atualmente prefeito do município, cujo vice é Adelmo Lohmann (PSDB), e Katiana Moraes (PL), que é vereadora em Irani, e tem como vice Fabiano Dal Posso (MDB). O debate teve a apresentação de propostas dos dois candidatos, mas principalmente trocas de farpas e tons ríspidos.
Este foi o segundo encontro promovido pela Aliança FM. Na quarta-feira, dia 4, participaram do debate os candidatos de Ipumirim. Os municípios de Arabutã e Lindóia do Sul tiveram apenas entrevistas, já que um dos postulantes não se fez presente para o encontro.
Na semana que vem, os debates continuam. Serão dois encontros: na quarta-feira, dia 11, Alto Bela Vista, e na quinta-feira, dia 12, Presidente Castello Branco. Na sexta-feira, dia 13, ocorre uma entrevista com o único candidato que concorre em Peritiba.
RESUMO DO DEBATE
BLOCO 1:
O debate começou com o candidato Vanderlei Canci perguntando para Katiana Moraes. Na ocasião, ele a atacou sobre os gastos dela com diárias, depois pediu que ela comentasse a situação financeira do município. Ela respondeu que votou contra as diárias que ele usa em excesso. Katiana também disse que sobre a situação financeira quem deveria responder era o próprio candidato.
Na segunda pergunta do bloco, Katiana que que o adversário explique sobre o saneamento básico do município que teria inviabilizado a pavimentação de 20 ruas. Ele responde dizendo que foram pavimentadas 52 ruas e que "diferente de vocês, que receberam dinheiro para asfaltar, e não fizeram", comentou o candidato.
BLOCO 2:
No segundo bloco, quem começa perguntando é Katiana. Ela comenta que moradores reclamaram sobre boletos que chegaram a moradores em relação aos asfaltos feitos em várias ruas. Segundo ela, algumas pessoas estão com dívidas por conta deste pagamento. Canci responde explicando que a contribuição do asfalto é constitucional e que o gestor precisa cobrar, caso contrário, poderá responder por isso.
Na sequência, na vez de Canci, ele começa atacando o vice de Katiana e emenda pergunta sobre quais as propostas da adversária para incentivo a produtores rurais. Ela começa respondendo perguntando se ele lembra da questão do fumo e continua explicando que vai reativar a secretaria de agricultura, que ela diz estar desativada, e colocar um secretário na função. Também disse que vai asfaltar as estradas, fazer feira do gado, entre outros.
Na terceira pergunta, Canci pergunta sobre as propostas na área de educação. Katiana começa respondendo que vai "desmentir o candidato onde quer ela for durante a campanha". Depois, diz que vai manter o transporte universitário totalmente gratuito, implantar consultório odontológico nas escolas e voltar com pré-escola e creche no bairro Alto Irani.
A quarta pergunta foi da candidata Katiana, que abordou o bairro Santo Antônio. Ela disse que ela, como vereadora, conseguiu a construção de uma quadra de areia que o oponente se negou a fazer e pergunta por que ele fechou a escola do bairro e por que chamou a polícia. Canci responde que "ela vem com farsas ao debate" e lembra que ela era efetiva na escola do bairro Santo Antônio, mas "fugiu de lá na primeira oportunidade". Ele finaliza lembrando que a escola ainda existe e que os alunos estão felizes.
BLOCO 3
O terceiro bloco começa com o atual prefeito fazendo a pergunta. Inicialmente, ele utiliza o espaço para dizer que já entregou mais de 200 escrituras a moradores de Irani. Depois, ele abordou as críticas que a oponente faz ao município enquanto vereadora, rejeitando vários projetos para a cidade. Ela começa a resposta dizendo que o adversário está desequilibrado e que como vereadora, fez o papel dela. Katiana também reforçou que os projetos do executivo chegam à Câmara com muitos erros.
Na segunda pergunta do terceiro bloco, a candidata pergunta para Canci sobre as medidas que ele adotará para garantir que o orçamento seja utilizado de forma eficaz com profissionais da educação e não apenas com a estrutura. Ele começa respondendo que ela deveria ir conversar com os servidores e perguntasse quanto estão ganhando. Cancio disse que aumentou o salário dos profissionais. E que educação se faz com estrutura e condições para alunos e professores.
A terceira pergunta do bloco, feita por Katiana, é sobre a agricultura. Ela quer saber o que ele tem a dizer sobre o rebate de 35% do financiamento no decreto de estiagem e disse ainda que a bancada do MDB no legislativo conseguiu quatro pontes, mas que o município as perdeu pois o prefeito não construiu as cabeceiras. Ele respondeu dizendo que não recebeu as pontes e reforçou que fez muito pela agricultura do município, como a aquisição de tratores, escavadeiras, além de manter as estradas em boas condições.
Na quarta pergunta, Canci abordou as políticas públicas para crianças e adolescente. Katiana respondeu que vai oportunizar para os jovens curtos técnicos, incentivar a permanência deles no campo, promover programas vocacionais e oferecer mais empregos.
BLOCO FINAL
Na primeira pergunta do último bloco, Canci perguntou para a adversária explicar porque votou para aumentar o valor das diárias dos vereadores e também as ações que ela propõe para aumentar a arrecadação do município. Ela disse que vai dar apoio e incentivo para horas máquina para empresários, além de adotar incentivos fiscais.
Por fim, na última pergunta, Katiane cobrou o atual prefeito sobre esportes e turismo, setores considerados por ela esquecidos. Ele respondeu que as ações ocorrem e que, por exemplo, o ginásio do município está licitado e será reformado após o Fimusi.