Parecido com tornado: Cidade do Oeste é atingida por microexplosão
Uma microexplosão arrancou e derrubou árvores e causou outros estragos em Frei Rogério, no Oeste de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Defesa Civil no fim da noite de segunda-feira (4). O fenômeno atingiu a cidade no domingo (3).
Segundo a prefeitura, mais de 50 pinheiros caíram e algumas árvores como araucárias e eucaliptos foram quebradas por conta da força das rajadas de vento. O fenômeno ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior:
"Toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo (da nuvem em direção ao solo), concentrada em uma pequena área e gerando fortes rajadas de ventos em superfície", informou o órgão.
Para classificar o fenômeno, a Defesa Civil usou imagens do radar meteorológico de Chapecó, na mesma região. Foi possível ver que o registro ocorreu entre 12h06 e 12h12.
Eventos climáticos
As influências do fenômeno El Niño, do aquecimento global e da própria estação do ano estão entre os principais fatores que contribuíram para os eventos climáticos extremos em Santa Catarina. Em novembro, além dos tornados o estado teve um tsunami meteorológico e muita chuva (leia mais nas matérias abaixo).
Cidades onde ocorreram tornados em SC em novembro:
- Cunha Porã, em 6 de novembro;
- Tubarão, em 11 de novembro;
- Itá, em 16 de novembro;
- Urupema, em 16 de novembro;
- Balneário Gaivota e Sombrio, em 18 de novembro;
- Rio das Antas, em 28 de novembro.