Nuvem
Antigas

Pix recebe novas funcionalidades em 2024

Data 31/12/2023 às 15:02
Pix Automático vai permitir o agendamento de pagamentos a partir do mês de outubro
Imagem
Internet
Compartilhe: Whatsapp Facebook

O principal meio de pagamentos para os brasileiros vai ganhar uma nova funcionalidade em 2024. Para o ano que vem, o BC (Banco Central) tem data prevista em 28 de outubro para lançar o Pix Automático.


A nova ferramenta servirá para efetuar, pelo Pix, pagamentos recorrentes. Por exemplo, mensalidades, conta de luz ou condomínio. A partir de uma autorização prévia, o valor será retirado da conta sem exigir uma autenticação a cada operação.


 Faça parte da comunidade de notícias da Aliança FM e fique por dentro de tudo que acontece em Concórdia e região; clique aqui


Conforme o Portal R7, esse tipo de pagamento já pode ser feito pelo débito automático, mas, na indicação do Banco Central, o Pix Automático poderá alcançar um público maior.


Em vez de o valor ser incluído na fatura do cartão, ele será pago diretamente por meio do método de transferências instantâneas. Portanto, pelo Pix Automático o consumidor não dependerá do limite estabelecido pela instituição financeira.


Hoje, para uma empresa oferecer a possibilidade de pagamento por débito automático, precisa ter convênio com cada instituição financeira que permita isso. Com o Pix Automático, não há necessidade de contratos ou taxas.


Ainda, diferentemente do Pix Agendado recorrente, o Pix Automático só poderá ser enviado para pessoas jurídicas. Então, a ideia é mesmo que ele seja utilizado para, por exemplo, pagamento por prestação de serviço.


Sistemas do Pix Automático serão desenvolvidos a partir de janeiro

Segundo o cronograma do BC, os sistemas do Pix Automático serão desenvolvidos entre janeiro e agosto de 2024. De agosto a setembro, a autarquia testará a ferramenta, para ser lançada em outubro.


Projeções incluem funcionamento offline, uso por aproximação e depósitos internacionais.


Entre as regras gerais de funcionamento dessa nova modalidade estarão:


Especificação de jornadas para autorização prévia;

normas para o cancelamento da autorização;

regras para a rejeição e para a liquidação da transação;

funcionalidades a ser disponibilizadas ao usuário pagador e ao usuário recebedor;

regras de devolução e responsabilização em caso de erro;

limite diário para as transações relacionadas ao produto, entre outras.

Pix é a forma de pagamento mais utilizada no Brasil

Até o dia 31 de outubro, a criação do Banco Central, que completou 3 anos, movimentou R$ 29,7 trilhões em 66,5 bilhões de transações, conforme a autoridade monetária.


A forma de pagamento mais utilizada pelo brasileiro movimento por dia uma média de R$ 27,5 milhões. Mais de 150 milhões de transações são registradas por dia, e 99% delas são liquidadas em menos de um segundo.


No ano passado, a tecnologia teve mais de 24 bilhões de transações e superou cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques somados. O levantamento é da Febrabran (Federação Brasileira de Bancos), feito com base em dados do BC e da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).


ND/R7

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp