Preocupação: Concórdia registra caso de dengue do subtipo 2, que pode causar forma mais grave
Uma nova fonte de preocupação começa a atingir a área de saúde de Concórdia neste início de 2024 em relação à dengue. O município registrou, pela primeira vez, um caso da doença do subtipo 2, que causa maior gravidade em quem é infectado pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com as informações da coordenadora da Unidade Sanitária, enfermeira Monica Pivotto, isso é decorrência do segundo caso de dengue em Concórdia. Um homem de 63 anos, que viajou recentemente, foi positivado para a doença. O caso foi confirmado como importado, ou seja, ele foi contaminado em outra cidade.
No entanto, segundo o que a coordenadora explicou à reportagem da Aliança FM, o exame apontou que este paciente foi contaminado com o subtipo 2 da dengue. Até então, em Concórdia havia apenas o subtipo 1, o mais leve.
Com isso, a tendência é que agora essa nova forma possa se disseminar no município. Caso um mosquito pique o paciente contaminado com este sorotipo novo, o inseto ficará infectado e poderá contaminar as outras pessoas que já haviam adoecido com a dengue.
O subtipo 2 gera preocupações. Primeiro, porque as pessoas que já se contaminaram com o subtipo 1 e não corriam risco de serem novamente infectados até então, agora estão suscetíveis à nova contaminação. E, em segundo, porque essa forma pode causar maior gravidade.
Como Concórdia viveu uma explosão de casos nos últimos dois anos, e as contaminações estão voltando a ocorrer, há uma tendência de que mais casos graves ocorram caso o subtipo 2 se dissemine rapidamente, conforme explicou Monica à reportagem da Aliança.