Presidente da ACCS relata um 2023 de dificuldades para o produtor de suínos
Alto custo de produção, preço baixo pago ao produtor, excesso de produção, dificuldade financeira dos frigoríficos com alta inadimplência, juros altos, planos agrícolas insuficientes. Estes são alguns dos problemas enfrentados ao longo de 2023 pelos produtores de suíno, em uma análise do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi.
Em entrevista especial, Lorenzi analisou o cenário atual do setor e prospectou o futuro para a classe. Conforme ele, diante de todo este panorama, o produtor independente é quem mais tem sofrido na atividade. O presidente ressalta que ainda não há margem de lucro para o suinocultor.
Conforme ele, houve um aumento na exportação da carne suína ao longo do ano, mas, na análise do presidente, na comparação com 2022, o resultado foi semelhante. Um dos desafios, segundo ele, ainda é fazer com que o público interno consuma mais carne suína.
Na entrevista especial, o presidente também ressalta pontos importantes para ficar de olho no futuro e melhorar a situação do produtor, entre eles, da sanidade e tecnologia no campo. Por fim, Losivânio lembra que 2024 é ano de eleições. Ele faz uma análise sobre a relação do agronegócio com a política, lembrando que é preciso escolher bem os representantes.
Ouça a entrevista completa logo acima.