Projeto do Contorno Viário Sul de Concórdia está sendo atualizado e em busca de recursos
Um projeto antigo, mas que ainda está um pouco longe de sair do papel, o Contorno Viário Sul de Concórdia está passando por atualizações. Conforme informações do secretário municipal de planejamento, Elton Polina, à Aliança FM, a obra deve custar aproximadamente R$ 150 milhões. Este valor é atualizado. No projeto original, de cerca de cinco anos atrás, o valor estimado era de R$ 110 milhões.
A mudança de valores em um projeto é normal quando ele demora a ser realizado, em função do aumento do preço dos insumos necessários para uma obra de grande porte como este projeto. A secretaria de planejamento realiza neste momento a busca por recursos.
Por se tratar de um empreendimento de grande volume, os valores investidos são muito altos, e a prefeitura sozinha não tem como arcar com os custos. Por isso, há necessidade de um apoio do governo estadual ou federal. Até que a fonte de recursos para a execução da obra não esteja definida, o projeto não será lançado.
Por isso, até agora não há previsão para a proposta sair do papel ou para a elaboração do processo licitatório. No entanto, parte importante do processo, algumas licenças ambientais necessárias para a obra já foram liberada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O contorno terá pouco mais de 20 quilômetros e será construído entre a SC-283, na região do Bairro Poente do Sul e a BR-153. O asfalto passará pelo acesso à Presidente Kennedy, bairro Colibri, próximo de Linha Vitória e Nova Brasília, chegando à BR-153.
O objetivo do Contorno Viário Sul é tirar o fluxo de veículos pesados do centro de Concórdia, função também exercido pelo já utilizado Contorno Viário Norte. A estrutura segue também para ligar importantes pontos do município sem que seja necessário passar pela área urbana de Concórdia.