Projeto leva tecnologia às escolas de Concórdia
O Tec Day (ação que faz parte do Programa Concórdia +Tec) mobilizou alunos da rede municipal de ensino de Concórdia na sexta-feira, dia 26, no Centro de Eventos. O evento foi uma iniciativa Prefeitura de Concórdia, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, em parceria com o Centro de Inovação e o SESI SENAI. Na oportunidade, cerca de 1 mil alunos estiveram presentes, participando de um momento de imersão e interação com as novas tecnologias e com a robótica.
O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, enalteceu o momento proporcionado aos alunos, projetando a difusão de novos conhecimentos através do Concórdia +Tec. "Tenho a certeza que esse período do Concórdia +Tec será de grande aprendizado", projetou o prefeito, que participou de dinâmicas com os alunos.
A secretária da educação do Município de Concórdia, Gládis dos Santos, destacou que o programa Concórdia +Tec beneficia alunos e também as empresas locais. "Logo esses alunos estarão empreendendo ou mesmo poderão estar inseridos no mercado de trabalho. Eles terão a oportunidade de se aprofundar sobre o uso correto das tecnologias", enfatizou.
A gerente executiva regional do SESI SENAI, Marla Custódio, celebrou os resultados do Tec Day, que é um start para o Programa Concórdia +Tec. "É uma jornada construída para vocês (alunos). Vínhamos há muito tempo tratando sobre isso. A Administração Municipal abriu as portas para a concretização deste projeto", pontua.
O vice-presidente da FIESC, para o Alto Uruguai Catarinense, Álvaro Luiz de Mendonça, acentuou a importância da parceria com o Poder Público. "A melhor forma de disseminar a tecnologia é levá-la para as escolas. Essa parceria com a Administração Municipal nos permitiu isso", finaliza Mendonça.
O objetivo do Programa Concórdia +Tec é despertar o interesse dos jovens nas carreiras de tecnologia - um importante setor econômico que vem crescendo de forma significativa no município. Os alunos, participantes do programa, desenvolverão competências diferenciadas, podendo visualizar um futuro mais promissor através do uso das tecnologias.