Realizada primeira coleta de órgãos deste ano no Hospital São Francisco
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São Francisco realizou na madrugada sexta-feira, dia 21 de junho, uma captação de órgãos de uma paciente que teve morte cerebral.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Após a autorização da família, conforme o protocolo, foram captados os seguintes órgãos: fígado e rins de uma paciente de 60 anos de idade. A equipe responsável pela retirada dos órgãos veio de Florianópolis/SC.
Esta foi a primeira captação de órgãos realizada em 2024 no hospital e a 59º realizada desde o credenciamento do HSF para captação de múltiplos órgãos, em 2007. No ano passado, foram realizados dois procedimentos.
Atualmente, o Sistema Estadual de Transplantes de Santa Catarina conta com a colaboração de 65 instituições hospitalares doadoras. Os serviços de transplantes estão distribuídos em 28 estabelecimentos de saúde, muitos dos quais realizam transplantes de mais de um tipo de órgão ou tecido.
Em Santa Catarina, a aceitação das doações também merece destaque, evidenciando os esforços na conscientização da população. Santa Catarina apresenta índices de recusa após entrevistas inferiores à média nacional, com apenas 30%, enquanto no Brasil a média é de 42%.
No ano de 2023, a córnea liderou os transplantes realizados com 810 procedimentos. Em seguida vem rim de doador falecido com 255 transplantes, esclera (tecido ocular) com 211 procedimentos, fígado de doador falecido (139) e osso (112).