Regulamentação do transporte por aplicativo: Comissão da Câmara reúne representantes em 2ª reunião
A Comissão Especial do Transporte Coletivo de Passageiros está dando continuidade no debate e nas discussões na busca de subsídios que possam contribuir para a elaboração de uma legislação que regulamente os serviços de transporte remunerado privado individual de passageiros, por aplicativo.
Na última quinta-feira, dia 1º, foi a vez de ouvir os operadores de transporte individual por aplicativo. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores onde participaram representantes de 6 operadoras que no conjunto operam com cerca de 400 motoristas. Foi o segundo encontro sobre o tema.
Na avaliação dos representantes, devido à quantidade de operadoras e de motoristas nessa atividade em Concórdia, a opinião é favorável para que se regulamente esse serviço para deixar claro as regras de operação no município e com isso garantir direitos e obrigações tanto das operadoras quanto dos motoristas prestadores desse serviço tendo como objetivo final a garantia de qualidade e segurança aos passageiros que optam por esse tipo de transporte.
Outra preocupação dos operadores é combater o transporte clandestino o qual além de comprometer a qualidade e segurança dos passageiros, denigre a imagem desse tipo de serviço.
Segundo o vereador Vilmar Comassetto, presidente da Comissão, o objetivo é ouvir todos os envolvidos nessa questão e construir uma proposta coletivamente para que a mesma, caso implantada via legislação, seja exequível e contribua para a mobilidade urbana de Concórdia.
Em determinadas situações, há divergências entre os envolvidos, porém o objetivo é encontrar consensos quanto a forma como esse serviço deve ser operado para que todos que transportam passageiros (transporte coletivo, taxis e aplicativos) possam exercer sua atividade sem conflitos e com regras claras de atuação. Com isso todos ganham, principalmente os passageiros e a população em geral, pois o objetivo geral é melhorar a mobilidade urbana de nossa cidade.
O trabalho da Comissão continua. A próxima etapa é reunir com os representantes de taxistas e depois com a Diretoria de Trânsito.
Participaram da reunião representantes de 6 operadoras: TRIPS, MUVCITY, MOBILITA, PLAY, ROTA 77 e ROTA 282. Fazem parte da comissão os vereadores Vilmar Comassetto (PDT), Ingrid Fiorentin (PT), João Paraguaçú (PSDB) e João Reitel (PL).