Nuvem
Antigas

Rio do Sul recebe reforço de 10 aeronaves e embarcações em meio à enchente histórica

Data 18/11/2023 às 17:22
Após decretar calamidade pública por conta da enchente, Rio do Sul recebe apoio para as atividades de resgate e segurança
Imagem
Fotos galeria - Jair Silva
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A cidade de Rio do Sul receberá um reforço nas atividades de resgate e segurança, neste sábado (18). A mobilização envolve a presença de pelo menos cinco aeronaves e cinco embarcações da Polícia Militar Ambiental como apoio neste momento de enchentes. Além disso, o município ainda conta com a ajuda de civis.


Corpo de Bombeiros já está presente na região, com 12 embarcações em operação. Metade do efetivo destinado a resgates aquáticos está atualmente mobilizado para atuar no Alto Vale do Itajaí.


Na sexta-feira (17), o prefeito José Thomé, solicitou a presença do batalhão do Exército e da Cavalaria da Polícia Militar. Essas forças adicionais têm o objetivo de fornecer auxílio nas atividades de segurança e apoio em diversas frentes de trabalho.


Aeronaves:


  • 1 da Polícia Militar do Paraná;
  • 1 da Polícia Militar de Santa Catarina;
  • 1 da Polícia Rodoviária Federal;
  • 1 do Bombeiro Militar;
  • 1 da Polícia Civil.

Embarcações para apoio nas enchentes


Em relação às embarcações de apoio, cinco equipamentos da Polícia Militar Ambiental, provenientes das cidades de JoinvilleBlumenauLages e Florianópolis, estão se deslocando para fortalecer a capacidade de resposta diante de situações críticas.


Atualmente o município trabalha com 12 embarcações do Corpo de Bombeiros em operação na região, metade do efetivo aquático dos Bombeiros de Santa Catarina concentrado no Alto Vale do Itajaí.

Resgate animal

Desde a noite de sexta-feira, o GRABH (Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte) está em Rio do Sul, com voluntários especializados em resgate de animais em situações de desastres.


O grupo já esteve na região em outubro, quando resgatou mais de 200 animais em diferentes ocorrências durante a enchente. O efetivo foi reforçado com oito pessoas disponíveis para contribuir com as operações de resgate animal.


Enchente em Rio do Sul é a segunda maior da história


O pico do rio Itajaí-Açu atingiu 13,04 metros às 00h40 de sábado, conforme a Defesa Civil de Rio do Sul. A enchente já é considerada a segunda maior da história da capital do Alto Vale do Itajaí, atrás apenas da cheia registrada em 1983, quando o rio que corta a cidade alcançou a marca de 13,58 metros.


Na sexta-feira, o município emitiu um novo decreto de estado de calamidade pública. O município busca recursos para reconstrução de prédios públicos e estrutura pública como vias, pontes, praças, parques e outros locais de uso da comunidade, além de facilitar o acesso de crédito às empresas.


A Defesa Civil do município estima que 6.501 residências tenham sido atingidas por conta do alagamento na cidade, baseado no nível de aproximadamente 13 metros.


O número total de desalojados, segundo a Defesa Civil, é de 18.853 pessoas. Rio do Sul ainda mantém 21 abrigos abertos, com 1.056 pessoas, de 312 famílias.


ND MAIS

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp