Saúde de Concórdia alerta índice de fumantes em Concórdia
Preocupam os dados sobre fumantes em Concórdia. E quem alerta para este cenário é o programa de controle do tabagismo do município, através da vigilância epidemiológica de Concórdia, que realiza um serviço de acompanhamento e tratamento, sob a coordenadoria da enfermeira Rosalba Kessler.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Em Concórdia, o percentual de fumantes é de 13,6%. Atualmente, o programa de controle possui 33 pacientes fumantes em tratamento. O índice de abandono do tabagismo é de 35%. Conforme a enfermeira coordenadora, o programa oferta todo o tratamento com periodicidade de acompanhamento semanal.
Uma das principais reclamações da equipe de saúde deste programa é que o cigarro é um dos maiores causadores do câncer. Além disso, a coordenadora também ressalta que é preciso reforçar os riscos do cigarro eletrônico, que possui substâncias nocivas ao organismo e são proibidos no Brasil.
No Brasil, de acordo com a pesquisa Vigitel, 9,1% dos adultos brasileiros são fumantes. Essa porcentagem diminuiu em relação a anos anteriores, segundo esta pesquisa, realizada entre 2023 e 2024. O Brasil é um dos países que melhor adota práticas anti-tabaco no mundo, de acordo com a OMS.