Nuvem
Antigas

SC confirma mais 2 mortes por conta das chuvas e mantém emergência: ?Longe de acabar?

Data 16/10/2023 às 20:55
Mortes foram em Três Barras e Calmon; boletim da Defesa Civil aponta estragos em 144 municípios, com 126 deles em situação de emergência
Imagem
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND
Compartilhe: Whatsapp Facebook


A Defesa Civil confirmou mais duas mortes em Santa Catarina por conta das chuvas que deixam o estado em emergência. As vítimas são de Três Barras, no Litoral Norte, e de Calmon, no Oeste.


Segundo a pasta, outras prefeituras podem adotar à medida nos próximos dias, já que a previsão segue de temporais para os próximos dias.


O novo boletim, divulgado no início da tarde desta segunda-feira (16), aponta que o número de cidades afetadas permanece o mesmo deste domingo.


Mesmo assim, o secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando, alerta que os transtornos com a chuva, que já duram duas semanas, ?estão longe de acabar?.


Mortes confirmadas


O estado registra, com a atualização, 6 óbitos por conta das chuvas (Três Barras e Calmon, nesta segunda, além de Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul) e 1 ferido em Timbó.


As novas mortes confirmadas foram divulgadas no fim da tarde desta segunda. A primeira vítima é um que homem que morreu eletrocutado após entrar ?em sua casa para retirar seu aparelho de ar-condicionado?, em Três Barras.


Já em Calmon, um homem saiu a cavalo para lidar com o gado, sofreu uma descarga elétrica e morreu. As identidades não foram divulgadas.


Próximos dias de alerta


De acordo com o titular da Defesa Civil, os próximos dias devem ser de chuva intensa e temporais, principalmente no Meio Oeste, Sul e Vale do Itajaí, região mais afetada em Santa Catarina. Equipes já estão sendo mobilizadas nestes locais.


?Pela nossa experiência com áreas críticas, deslocamos equipes do Corpo de Bombeiros e um helicóptero para Rio do Sul, de onde atendemos boa parte do vale. Além disso, temos tropas do exército em Blumenau e no restante do estado, todos em alerta?, afirma o secretário.


De acordo com o monitoramento, o risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.


São esperados volumes de chuva entre 90 e 140 mm entre o Grande Oeste e o Planalto Sul e de 70 a 110 mm entre o Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. No restante do estado, os acumulados previstos ficam entre 40 e 70 mm.


Municípios em emergência e ajuda do governo


Ainda de acordo com o texto, com a situação em caráter de emergência em Santa Catarina, até o momento, o governo do estado já distribuiu 91.941 itens de assistência humanitária para 25 cidades. Quase 80 mil pessoas já foram atingidas.


?Infelizmente não controlamos o clima, se não encerrávamos a chuva. Temos a partir de hoje [segunda] uma nova ?safra? de chuvas, e o que podemos fazer é alertar?, destaca o secretário de Proteção e Defesa Civil.?Infelizmente não controlamos o clima, se não encerrávamos a chuva.


Temos a partir de hoje [segunda] uma nova ?safra? de chuvas, e o que podemos fazer é alertar?, destaca o secretário de Proteção e Defesa Civil.


??

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp