Secretaria de Agricultura: Pezenti é indicado por outro ex deputado para assumir a pasta
O deputado federal Rafael Pezenti (MDB) foi procurado pelo ex-deputado estadual Moacir Sopelsa para saber se aceitaria assumir a Secretaria de Estado da Agricultura.
O parlamentar, que está em seu primeiro mandato, tem se dedicado à causa do agronegócio e é visto pelos seus colegas de partido como um nome para assumir o comando da secretaria.
Resta saber se essa também é a vontade do governador Jorginho Mello (PL).
A sondagem a Pezenti não foi por acaso. Os emedebistas querem mais espaço no governo e enxergam na reforma uma oportunidade para avançar.
A questão é que Jorginho teria uma dificuldade em chamar Pezenti, que seria o ex-deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, primeiro suplente do MDB. A ala bolsonarista do PL de Criciúma não aceita mais um deputado local, lembrando que Carmen Zanotto abriu para Geovânia de Sá (PSDB) quando assumiu a Secretaria de Estado da Saúde.
Por sua vez, os emedebistas entendem que a solução é segurar Vampiro como servidor da Assembleia Legislativa, cargo que ele já ocupa, dando a oportunidade ao empresário de Chapecó Leandro Sorgatto, que é o segundo suplente, de assumir em Brasília.
Acontece que, desde o início do ano, Sorgatto tem ouvido que existe essa possibilidade, mas nada se confirmou até o momento. Agora, ele se aproxima do governador, tendo-o recebido para um jantar em sua casa no final de semana. A ideia do empresário seria disputar a Prefeitura de Chapecó ou a Assembleia Legislativa em 2026 pelo PL.
Redação/ SC em pauta