Secretária de saúde de Concórdia comenta marca de mais de 500 casos de dengue
Em fevereiro deste ano, o vereador e médico Fernando Busetto (PSDB) revelou na Câmara de Vereadores que Concórdia alcançaria cerca de 500 casos de dengue até o mês de abril. Na época, o município contabilizava apenas onze pacientes com a doença. Muita gente não acreditou que em tão pouco tempo, o número de diagnósticos subiria tanto.
Mas o que era projeção, se confirmou. Nesta terça-feira, dia 09, Concórdia chegou e ultrapassou a marca prevista há dois meses. Já são mais de 500 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti. Este número é emblemático e chama a atenção para a aceleração de diagnósticos no município.
Em entrevista à Aliança FM, a secretária de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender, reforçou a preocupação. Ela também cobrou mais empenho da população. Conforme Leide, mesmo com toda a orientação, rotineiramente as equipes de saúde são surpreendidas pela quantidade de água acumulada e sujeira nos terrenos.
Leide chama a atenção para o fato de que a dengue mata. Até agora, Concórdia não possui óbitos neste ano, mas em anos anteriores já registrou mortes. No Estado, os dados mais recentes apontam para 51 óbitos em função da doença. Ouça acima.
Além disso, conforme a secretária, as projeções apontam que a doença deve atingir um pico neste mês de abril, depois apresentar uma estabilidade e começar a reduzir com a chegada do frio. Mas, segundo ela, não é possível contar apenas com isso, pois qualquer descuido por causar aceleramento da situação novamente.