Serviço do feriado: Confira o que abre e o que fecha nesta quinta-feira em Concórdia
Tradicional data da Igreja Católica, o Corpus Christi é uma celebração que ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Com isso, alguns atendimentos ao público serão afetados, conforme levantamento feito pela reportagem.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Nos serviços da administração municipal de Concórdia, haverá feriado na quinta-feira, dia 30, com ponto facultativo na sexta-feira, isto é, o retorno à normalidade será apenas na próxima segunda-feira, dia 3. No entanto, serviços considerados essenciais funcionarão em regime de plantão. O posto de retaguarda, no bairro Guilherme Reich, atenderá de quinta até sábado, das 08h às 19h.
No Estado, situação parecida com a prefeitura. Está confirmado ponto facultativo na quinta e sexta. Portanto, o retorno normal dos serviços ocorre na segunda-feira. Já quanto ao transporte público de Concórdia, a Hodierna, controladora do serviço, informou que não há funcionamento na quinta, voltando ao normal na sexta-feira.
Nas aulas, a rede municipal de ensino, que compreende escolas e os Centros de Educação Infantil (CMEIs), não terão atividades na quinta-feira, bem como na sexta-feira. Já na rede estadual de ensino, o calendário contempla apenas o feriado, com retorno na sexta-feira.
O comércio de Concórdia, conforme acordo feito entre os sindicatos, tem autorização para funcionar neste feriado de Corpus Christi, mas seguindo convenção coletiva. A tendência é que a maioria das lojas não abra as portas. Enquanto isso, os supermercados já confirmaram que irão funcionar nesta quinta-feira, variando apenas o horário de fechamento.
O sistema judiciário não terá atendimentos apenas na quinta-feira, voltando ao normal na sexta-feira. Mesma coisa vai acontecer com outros serviços, como as agências bancárias e Correios, que terão o funcionamento de suas atividades suspenso no feriado de quinta, com expediente na sexta-feira. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) retorna somente na segunda-feira.