Setembro de 2024 é o segundo mais quente da década e fica 2 graus acima da média
As fortes ondas de calor que têm atingido o país neste segundo semestre de 2024, abrangendo inclusive Santa Catarina, elevaram as temperaturas de forma geral, e Concórdia viu as médias subirem para níveis acima do normal. Em setembro, por exemplo, o município teve máxima de 27,2ºC, o que é atípico.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Conforme levantamento feito pelo jornalismo da Aliança FM com base em dados disponibilizados pela estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves, esta foi a segunda maior média máxima para um mês de setembro em dez anos. Antes disso, na década, o setembro mais quente havia sido em 2017.
Ainda conforme os dados analisados pela reportagem, a máxima no mês anterior ficou dois graus acima da média de setembro nos últimos dez anos, que foi de 25,3ºC. Se comparado a agosto, as temperaturas subiram quatro graus de média em somente um mês.
Em setembro, por várias vezes as temperaturas máximas ficaram acima dos 30ºC. A maior temperatura alcançada foi de 35ºC em duas ocasiões, conforme a Embrapa. Em vários dias, os termômetros chegaram a 34ºC.
Já em relação à mínima, houve um equilíbrio. A média em setembro foi de 15,3ºC, em Concórdia. Foi a quarta maior dos últimos dez anos para um mês de setembro. Já na comparação com a média da década, a temperatura média está praticamente dentro do esperado (a média foi 14,4ºC). A menor temperatura dentro do mês foi de 7ºC.
Quanto à chuva, setembro teve 131 milímetros de precipitação. A quantidade é considerada dentro da média do período, que é de 134 mm. No entanto, se analisado de forma isolada, é possível notar que há bastante oscilação. Meses com bastante chuva, acima dos 130 mm, e outros com baixa precipitação, em torno dos 60 ou até menos.