Vacinação contra a gripe não atinge nem a metade do público em Concórdia
Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, Concórdia ainda não chegou nem a 50% do público esperado. Conforme os dados disponibilizados pela Unidade Sanitária, até quarta-feira, dia 29, a cobertura vacinal estava em 47,9% no município. Ainda que baixo, é um percentual acima do mesmo período do ano passado.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
De acordo com as informações disponibilizadas à reportagem da emissora, este percentual alcançado nesta semana representa aproximadamente 16.723 pessoas imunizadas contra a gripe no município. Concórdia tem pouco mais de 29,6 mil doses para aplicar, portanto, restando em torno de ainda 13 mil imunizantes.
Dentro do público-alvo, que é o objetivo da campanha, entre os idosos, por exemplo, estima-se que 14.360 pessoas precisem se imunizar, mas até agora apenas 51,6% recebeu a vacina. Entre as crianças, das 5.473 esperadas, cerca de 40,7% foram imunizadas. Dos 1.813 professores, pouco mais de 20% foi vacinado.
Com a liberação para todas as pessoas, podem receber a vacina toda a população acima de seis meses de vida. Há uma preocupação em relação a este número devido ao prazo final de vacinação. Pelo calendário nacional, hoje, sexta-feira, dia 31, é o último dia para que a população busque a vacina dentro da campanha.
No entanto, conforme já ocorreu em anos anteriores, é possível que o prazo seja prorrogado. Até o fechamento desta reportagem, o Ministério da Saúde ainda não havia autorizado esta ampliação, mas isso deve ocorrer para evitar que as doses sejam perdidas e jogadas fora.