Concórdia avança nas questões sobre desburocratização
As ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura e Sebrae/SC, seguem em Concórdia com iniciativas que visam fortalecer o empreendedorismo. Na última semana, ocorreu reunião de alinhamento das questões de desburocratização para abertura de empresa e o foco principal foi discutir a REDESIMPLES - ferramenta que tem por objetivo tornar mais eficientes os processos de registro de pessoas jurídicas, estabelecendo diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração.
O encontro contou com a presença do secretário de desenvolvimento econômico e turismo do município Wagner Simioni, das consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Sueli Lira e Neusa Oliveira, dos agentes de desenvolvimento Simone Dartora Soster e Sandro Colombo, do diretor técnico da Secretaria de Urbanismo Jaime Savoldi, e da fiscal de tributos Mariani Rosa.
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico e turismo do município, Wagner Simioni, Concórdia já vem trabalhando nesses processos de melhoria e, com a solução, será possível dar agilidade às ações com embasamento em legislações federais e estaduais. “Nossas expectativas são boas, pois a REDESIMPLES oferece benefícios como, por exemplo, o aumento do controle dos órgãos de fiscalização, incremento da receita municipal, otimização das despesas com a melhoria dos processos, aumento no número de formalização de empresas e negócios, entre outros”.
Segundo Sueli e Neusa, as primeiras ações incluem definir o Comitê Gestor da REDESIMPLES, designar equipe técnica e propor melhorias visando a simplificação e elaboração do plano de trabalho. A próxima reunião está programada para o dia 23 de agosto, às 08h30, na Prefeitura, onde deverão participar todos os envolvidos no processo.
Outra ação realizada no mês de julho foi o acompanhamento quinzenal das atividades dos agentes de desenvolvimento, Simone e Sandro, com o objetivo de dar sequência às iniciativas de fomento ao empreendedorismo. Entre os destaques trabalhados pela consultora Neusa esteve o Crescendo e Empreendendo – programa destinado aos alunos do ensino médio que tem o intuito de despertar o empreendedorismo como estratégia para inclusão social e acesso ao mercado de trabalho com noções de organização, autodesenvolvimento, criatividade e comunicação.
A iniciativa inclui capacitação de professores voluntários para atuar no programa. A capacitação ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no Centro Cultural de Concórdia. Confirmações podem ser feitas com a agente de desenvolvimento Simone Dastora Soster pelo telefone (49) 9 9918 2908.
(Fonte: MB Comunicação)